Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Você Sabia?


ANTI - HIPERTENSIVOS

A hipertensão é a mais comum das doenças cardiovasculares e ocorre devido ao aumento da pressão dentro dos vasos. Algumas pessoas correm maior risco de desenvolverem esta doença, como diabéticos, pessoas obesas, fumantes e pessoas com histórico de hipertensão na família.

O aumento da pressão contra as paredes dos vasos resulta em lesão às células que revestem estes vasos. Isso pode resultar em aumento na incidência de acidente cardiovascular (AVC), infarto do miocárdio e formação de placas de gordura, que diminuem o diâmetro do vaso e reduzem o fluxo sanguíneo a órgãos importantes. Tudo isso pode resultar no aumento do tamanho do ventrículo cardíaco e insuficiência cardíaca.

Para diminuir esta pressão pode-se diminuir o volume que circula nos vasos, diminuir a força com que o coração bombeia o sangue para os vasos e/ou aumentar o diâmetro dos vasos.

Normalmente este é uma doença assintomática e demora a ser diagnosticada; e, mesmo quando diagnosticada e tratada, observa-se que apenas um terço dos pacientes tem um controle adequado da pressão, por isso é importante o acompanhamento médico.

Como existem muitos lugares onde os medicamentos podem agir para reduzir a pressão, costuma-se receitar vários medicamentos ao mesmo tempo, por isso são comuns os efeitos adversos; no entanto, o paciente não deve parar de tomar ou trocar o medicamento sem consultar o médico antes. Além disso, é importante lembrar que os medicamentos não vão ser tão eficazes se outras medidas não forem tomadas, como redução do peso, restrição do sal na dieta, moderação no consumo de álcool e fazer exercícios.


A hipertensão é uma doença muito comum em pessoas idosas, que normalmente já apresentam outras doenças associadas e costumam tomar muitos outros medicamentos com ou sem a prescrição de um médico. Ë muito importante que, no momento da consulta com o cardiologista, informem todos os medicamentos que estejam tomando, pois alguns podem interferir no tratamento da hipertensão.

O diclofenaco de sódio é um antiinflamatório muito utilizado, mas pode aumentar a pressão daquelas pessoas que já sofrem de hipertensão. O sidenafil (Viagra®) hoje é um medicamento muito popular e utilizado sem nenhum acompanhamento médico por homens de todas as idades e diminui os efeitos dos medicamentos anti-hipertensivos.

Mesmo aqueles medicamentos feitos de plantas e considerados inofensivos podem causar algum mal aos pacientes hipertensos. Por exemplo, Gingko biloba, uma planta muito popular e utilizada para melhorar a memória e a concentração, também diminui os efeitos dos medicamentos anti-hipertensivos.

Daniele Araújo
Farmacêutica - CRF-RJ 12635

Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br