Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Papo de Fármaco


A VALIDADE DOS MEDICAMENTOS

dezembro 2016
CAMILA FRUTUOSO


Todo e qualquer produto comercializado tem uma data de validade. Seja um alimento, eletrônicos ou até mesmo os medicamentos. É comum que, após a validade registrada na caixa do conteúdo, a população se desfaça dele para adquirir um novo, que segundo indicação, está apto para ser utilizado.

Mas com os medicamentos, todo cuidado é pouco. A legislação de todos os países exige que os medicamentos comercializados tenham um prazo de validade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os prazos de validade não devem ultrapassar cinco anos. Entretanto, há fórmulas que resistem mais tempo, mas seguindo a legislação, ela impede que essa informação seja passada.

Ao tomar um medicamento com a validade vencida, segundo o especialista José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidade de Navarra, na Espanha, normalmente nada ocorre. São raros os medicamentos que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade. Mas o medicamento também não irá surtir efeito. No entanto não é garantido 100% que após o vencimento os medicamentos sejam inofensivos, por isso é recomendável que não sejam utilizados.

É imprescindível lembrar que os medicamentos contêm substâncias químicas que podem ser alteradas em reação a fatores como umidade, temperatura e a exposição à luz. A melhor forma de armazenar os medicamentos é sempre protegidos contra todos esses fatores.

Portanto, é sempre preferível seguir as recomendações impostas pelos órgãos de Saúde, evitando assim problemas ocasionados devido ao uso indevido de medicamentos.




Fonte: Notícia ao Minuto


Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br