Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Papo de Fármaco


É REMÉDIO OU MEDICAMENTO?

novembro 2016
CAMILA FRUTUOSO


No dia a dia é bem comum as pessoas utilizarem a palavra remédio como sinônimo de medicamento. Mas isso não quer dizer que elas signifiquem a mesma coisa. Há uma diferença entre esses termos que parte da população desconhece.

O remédio está associado a ideia de qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar sintomas de doenças, desconfortos e mal-estar. O remédio pode ser um banho quente para diminuir a tensão, um chazinho quente e repouso em caso de resfriado. Porém, é preciso ter cuidado, nem todos os remédios são isentos de risco. O uso de chás, por exemplo, podem causar reações adversas.

Já os medicamentos são substâncias ativas, naturais ou sintéticas, que têm o objetivo de diagnosticar, prevenir, amenizar os sintomas e curar doenças. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): “O medicamento é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico”. Ou seja, todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento. Também existem os medicamentos utilizados para a prevenção de doenças, sendo eles os soros, vacinas, antissépticos, complementos vitamínicos, entre outros.

É importante ressaltar que o uso de medicamentos deve ser feito somente sob prescrição médica. Em caso de dúvida acerca do medicamento prescrito, consulte o farmacêutico, ele é apto a presta esclarecimentos sobre todos os aspectos relacionados aos medicamentos.

Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br