Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Papo de Fármaco


COMO VOCÊ TEM CUIDADO DO SEU ESTÔMAGO?
Uso contínuo de medicamento tem causado efeitos colaterais.

12 de setembro 2016
CAMILA FRUTUOSO


Grande parte da população brasileira é acometida por males relacionados à má digestão. As mazelas vão de azia, uma gastrite moderada, podendo até a chegar a uma úlcera. A alimentação rica em fast-food e bebidas alcoólicas servem como um agravante para que a sociedade sofra com queimações estomacais, aumentando, consequentemente, a busca por tratamentos através de medicamentos específicos para tais problemas.

Comum entre os brasileiros, o Omeprazola é um medicamento conhecido por ser um inibidor da bomba de prótons (IBP), uma classe de fármacos utilizados para o tratamento das doenças do estomago relacionadas ao excesso de acidez. Ele age na inativação das células parietais, responsáveis pela secreção do ácido clorídrico (HCl), que em excesso, causa diversos desconfortos. O omeprazol é capaz de reduzir a produção desse ácido em até 95%, sendo desta forma, prescrito por diversos médicos para tratar seus pacientes.

Apesar dos possíveis resultados para os tratamentos de doenças relacionadas ao trato digestivo, o uso prolongado desse medicamento pode causar demência e outras doenças segundo estudo publicado na revista da Associação Médica Americana.

Foi revelado no estudo que o uso contínuo do omeprazola (dois anos ou mais) leva a uma baixa absorção de vitamina B12 no corpo do indivíduo. Comparando os dados de uma pesquisa realizada com 26 mil pacientes com baixos níveis da vitamina com outros 184 mil pessoas que não tinham o problema concluíram que a falta da B112 pode causar demência, dano nos nervos e anemia.

Caso o seu médico tenha indicado o uso do omeprazola para algum tratamento, não o interrompa. Ele é um profissional qualificado e sabe o que faz. Porém, as pessoas que se automedicam devem tomar os devidos cuidados e reduzir a quantidade do medicamento de períodos em períodos, deixando assim, que o próprio organismo recupere a vitamina perdida de seu corpo.


Fonte: blastingnews

Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br