Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Papo de Fármaco


ANVISA CRIA “BULÁRIO ELETRÔNICO”, PERMITINDO QUE QUALQUER PESSOA CONSULTE A BULA DE UM MEDICAMENTO ANTES DE UTILIZÁ-LO

novembro 2016
CAMILA FRUTUOSO

A bula é um conjunto de informações sobre um medicamento. Nela é possível encontrar o nome do medicamento, sua apresentação, composição, precauções, reações adversas, entre outros. No Brasil, o controle dessas informações, que obrigatoriamente devem ser acrescentadas as embalagens dos produtos, é feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o intuito de viabilizar o acesso ao conteúdo que cada bula disponibiliza, tanto aos profissionais de saúde quanto a população, a Anvisa criou o bulário eletrônico da Agência. Com total de 7.673 medicamentos cadastrados na interface, o objetivo é permitir que todos consultem, de maneira prática, as informações relacionadas ao uso de medicamentos.

O BULÁRIO

Todas as bulas são incluídas automaticamente no bulário, depois que a empresa solicita o peticionamento eletrônico do medicamento junto à Agência, que precisa seguir alguns critérios estabelecidos pela Anvisa.

Além das bulas, é possível encontrar conteúdos de educação em saúde, legislação da área de vigilância sanitária e endereços eletrônicos importantes. A Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), responsável pelo funcionamento e organização do bulário, tem buscado disponibilizar também os fitoterápicos, os radiofármacos e os rótulos dos medicamentos.

Através dessa iniciativa da Agência, é possível chamar a atenção da população para o Uso Correto e Seguro de Medicamentos.

Fonte: Anvisa

Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br