Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos

Entrevistas
PROF. VÍTOR FERREIRA RECEBE II PRÊMIO UFF DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA
“A doce arte de fazer moléculas com aplicabilidade social”
Por Lucia Beatriz Torres
Como reconhecimento de uma profícua trajetória científica pavimentada ao longo de mais de 20 anos dedicados ao ensino e à pesquisa na Universidade Federal Fluminense (UFF), o Prof. Vítor Francisco Ferreira, do Instituto de Química, recebeu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) o II Prêmio UFF de Excelência Científica. A honraria foi entregue, no dia 5 de novembro, em cerimônia solene realizada no Teatro da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Apaixonado pela Química Orgânica, o Prof. Vítor Ferreira utiliza o seu conhecimento científico para produzir moléculas que tenham aplicação prática e social, principalmente, aquelas com atividades farmacológicas providas de potencial para virarem fármacos e medicamentos. “Antes, eu tinha mais a preocupação de desenvolver metodologias de síntese, hoje, dou preferência a fazer moléculas mais aplicáveis, que tenham algum tipo de função” – ressaltou o laureado.

Foto:Lucia Beatriz Torres
Portal dos Fármacos
Cumprimentos na entrega do
II PREMIO UFF DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA

Paralelamente à sua carreira docente na UFF, o Prof. Vítor Ferreira tem participado ativamente de inúmeras comissões, assessorias, coordenações e editorias em todos os níveis da esfera acadêmica e científica. Atualmente, é bolsista de produtividade 1B do CNPq, consultor científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), assessor da Diretoria Científica da FAPERJ, entre outras atribuições. É Cientista do Nosso Estado desde a criação desta modalidade de auxílio, em 2000, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a partir de 2007.

Estimulado pela leitura da enciclopédia “Conhecer”, que era vendida em fascículos nas bancas de jornal, interessou-se por Ciência ainda jovem. Por gostar das aulas de Química no colégio prestou vestibular para o curso na UFRJ, graduando-se no Instituto de Química, em 1976. Sob orientação do Prof. Antônio Ventura Pinto, em 1980, obteve o grau de Mestre em Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ). Fez o seu doutorado em Química Orgânica, entre 1980 e 1984, na University of California e, em 1997, retornou aos EUA para fazer seu pós-doutorado na University of Oklahoma.  

Foto:Lucia Beatriz Torres
Portal dos Fármacos
Discurso de agradecimento do premiado

Em 1986, Vítor Ferreira ingressou na Universidade Federal Fluminense como Prof. visitante e depois Adjunto I. Em 1993, prestou novo concurso público e tornou-se Professor Titular do Departamento de Química Orgânica. Com 23 anos de carreira completos na instituição, considera que sua maior contribuição para Ciência e Tecnologia foi ter colaborado para a criação do Curso de Pós-Graduação em Química Orgânica na UFF. “Porque é isso que vai ficar e formar muitos outros mestres e doutores” – declarou o Prof. Vítor Ferreira, durante o seu discurso de agradecimento ao prêmio.

Foto:Lucia Beatriz Torres
Portal dos Fármacos
Prof. V ítor Ferreira comemorou o prêmio com esposa e filhas

Levando em consideração sua notória contribuição científica pelos trabalhos na área de síntese e avaliação de nucleosídeos antivirais, uso de diazocompostos, síntese de naftoquinonas bioativas e desenvolvimento de novos usos para carboidratos abundantes, principalmente em síntese orgânica assimétrica, um júri externo à instituição fluminense, constituído por cientistas de mérito amplamente reconhecido, outorgou ao Prof. Vítor Francisco Ferreira o II Prêmio de Excelência Científica UFF na área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra.


 
Aplicações químicas para os carboidratos 

Bolos, tortas, massas e biscoitos... Os carboidratos além de serem vastamente  utilizados na indústria de alimentos, podem representar um enorme salto no campo energético do País, sendo ainda extremamente úteis na indústria de plásticos, farmacêutica e de cosméticos. Aproveitando a oportunidade da entrega do II Prêmio de Excelência Científica UFF, o Prof. Vítor Ferreira concedeu uma entrevista ao Portal dos Fármacos apresentando um rápido panorama sobre o uso de carboidratos na indústria farmacêutica. 



ENTREVISTA EXCLUSIVA PORTAL DOS FÁRMACOS

Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos


Portal
: O que é um carboidrato?
Vítor Ferreira: Os carboidratos são moléculas que são produzidas em grandes quantidades por plantas, inclusive as algas. A maior parte dos carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A celulose, que é encontrada no algodão, madeira e papel é o carboidrato mais abundante no planeta. A substância produzida em maior quantidade. Os carboidratos têm várias aplicações na indústria pois servem de matéria-prima para fazer novas moléculas.


Portal: Como começou o seu interesse pelos carboidratos?
Vítor Ferreira: Eu comecei, na realidade, fazendo uma química de substâncias que são muito promissoras, as lapachonas. Depois, quando eu voltei do doutorado no exterior tive a oportunidade de trabalhar onde se estudavam os carboidratos. Então, tive que me adaptar a fazer química usando carboidratos e acabei gerando uma linha de carboidrato no meu grupo de pesquisa, mas continuei trabalhando com naftoquinonas e com diazocompostos. Dessa forma, para fazer a síntese de novas moléculas bioativas uso carboidratos, naftoquinonas e diazocompostos.


Portal: Qual a aplicabilidade dos carboidratos na indústria farmacêutica?
Vítor Ferreira
: Alguns carboidratos têm vasta aplicação farmacêutica e outros são matérias-primas para a indústria farmacêutica. A glicose, por exemplo, serve de matéria-prima para várias coisas e tem aplicação farmacêutica, como é o caso, por exemplo, do soro glicosado. A glicose é uma fonte barata, ao você fazer outras moléculas, tem um valor agregado muito maior.

  Foto:Lucia Beatriz Torres  
Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos Portal dos Fármacos
  ETERNO MESTRE PRESTIGIA A LAUREA DE SEU EX-ALUNO
Prof. Antônio Ventura e
Prof. Vítor Ferreira
 

Portal: Qual a vantagem de se utilizar carboidratos em processos químicos?
Vítor Ferreira:
Fazer química a partir de moléculas de carboidratos é um desafio muito importante porque são moléculas baratas. Você pega a sacarose que custa 1 real e 30 centavos o quilo e transforma em uma molécula que tem um valor agregado 10, 20, 30 vezes maior, vale a pena. Além disso, os carboidratos são materiais abundantes na natureza e provém de fontes renováveis.


Portal: Por que o uso de carboidratos na indústria está associado à química verde?
Vítor Ferreira:
O processo de utilizar carboidrato como fonte de matéria-prima renovável e abundante é a parte que a gente pode chamar de química verde. A questão de se utilizar uma fonte renovável abundante na natureza para fazer um catalisador, por exemplo, é a parte limpa da química, é a parte green. A química verde consiste em você fazer moléculas a partir de uma fonte renovável, não que isso represente que a molécula resultante seja mais limpa. O produto que você irá gerar a partir de um carboidrato pode ser uma molécula ruim, perniciosa, pode ser um até veneno. Mas, como você está usando uma fonte renovável, matéria-prima abundante, barata e disponível, essas partes positivas são chamadas de química verde.


Portal dos Fármacos INCT-INOFAR LASSBio IVFRJICB - UFRJFAPERJ
Desenvolvido por Cúpula Informática
Portal dos Fármacos/FAPERJ
Bloco K, sala 12, 1 º andar, CCS/UFRJ
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21941-590
Caixa Postal 68043- Fone: (21) 3938-6566 portaldosfarmacos@ccsdecania.ufrj.br