:: ATUALIDADES

"LIGADO NA SAÚDE"
Discute na internet uso racional de medicamentos na adolescência


Por Lúcia Beatriz Torres

Em uma sociedade em que os apelos do belo e do esteticamente perfeito muitas vezes são cruéis com as personalidades juvenis em formação, palavras de ordem como “Quero ser magro” e “Quero ser forte” tomam conta do imaginário dos adolescentes, estimulando-os ao uso indiscriminado de medicamentos. Preocupados em discutir questões relacionadas à saúde em uma linguagem voltada para o público jovem, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF) criaram o site e também o blogLigado na Saúde”.

“Depois de muitas reuniões para gerar conteúdo e transformar o conhecimento científico em uma linguagem acessível e atrativa ao público adolescente, chegamos à conclusão de que tínhamos que criar histórias e personagens para facilitar a transmissão das informações” – explicou a Profa. Débora Omena Futuro, coordenadora do Projeto, apoiado pela FAPERJ, sob Edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio do Janeiro.

Lançado oficialmente, no dia 25 de março, durante a Feira que comemorou os 30 anos da FAPERJ, o “Ligado na Saúde” é um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Formado por profissionais da área de Saúde, Comunicação e Artes Visuais, o grupo tem o desafio permanente de despertar a curiosidade e o interesse dos adolescentes. Para serem bem sucedidos nesse empreitada, eles mergulham no universo jovem para incentivarem, de forma criativa, os debates em torno da concepção de saúde e do uso correto de medicamentos.

Os personagens do “Ligado na Saúde” são baseados em avatares – figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, muito utilizadas pelos adolescentes para ilustrar os seus nicks/apelidos em sites de relacionamento. Adolpho é um personagem jovem, de cabelo espetado. Ele é o “Ligado”, o dono do site e do blog “Ligado na Saúde”. É o responsável por disponibilizar as informações sobre saúde no ambiente virtual. Já Camila é uma adolescente que não aceita o corpo que tem; chega, algumas vezes, a trancar-se no banheiro para colocar pra fora tudo o que comeu. Ela é protagonista de muitas histórias de dietas malucas que tentam retratar um pouco das “besteiras que a gente faz”.

Divulgação Ligado na Saúde
LASSBio - 15 anos

PÁGINA INICIAL SITE "LIGADO NA SAÚDE"

Quero ter Saúde

“Verificamos que existe uma carência de veículos de informação na Web sobre saúde, voltada para o público adolescente. O que há disponível de uso racional de medicamentos é direcionada para a criança ou para o adulto. Se não tem a linguagem deles, os adolescentes não leem, desinteressam-se” – observou a Profa Débora Futuro. Segundo ela, um período que deveria ser saudável, pois os adolescentes estão crescendo, é uma fase em que há muitas formas de induzir ao uso de medicamentos, em função dos estereótipos em que eles são forçados a se adequar: “Pegamos tudo o que a gente considera como indução e trazemos para a discussão no site”.

Para evitar a dualidade perigosa quando se fala em medicamento – ao invés de conscientizar sobre os riscos, acabar estimulando o consumo – a equipe do “Ligado na Saúde” faz um trabalho de desconstrução do conhecimento. Primeiro, chama a atenção para o que é ter saúde; depois, fortalece a visão do que é saúde, para, por último, tocar no ponto do uso correto de medicamentos. “É um crescer de informações” – comentou a farmacêutica.

O site “Ligado na Saúde” é composto por três editorias: “Quero ter saúde”, “Quero ser magro (a)”, “Quero ser forte”. Cada uma delas, além das histórias, artigos e entrevistas feitas pela própria “galera” do projeto, há também inúmeros links com vídeos, reportagens e cartilhas abordando um tópico específico de cada tema. “Além de produzir coisas novas, sob outros enfoques, estamos organizando a informação confiável, publicada na Web, disponibilizando links encontrados sobre o assunto nas páginas do Ministério da Saúde e Anvisa, por exemplo. Facilitamos o acesso dos adolescentes a essa informação que já está pronta na Internet” – apontou a Profa Débora Futuro.

Especial Dia do Farmacêutico
O corpo cresce e a gente muda. Para fazer o adolescente entender as mudanças pelas quais o seu corpo passa desde a infância, o “Ligado na Saúde” criou a história “Confusões de Aborrecente - Obrigada Esparro” falando da adolescência de Adão e Eva.
DEUS ENLOUQUECE COM ADÃO E EVA ADOLESCENTES NO PARAÍSO
 

Na sessão de uso correto de medicamentos, da editoria “Quero ter Saúde”, há ainda uma outra história que relata um diálogo entre mãe e filha sobre uma espinha que acabou de aparecer no rosto da menina. Para tentar resolver o problema, a mãe passa um creme hidratante na espinha da filha e lhe dá um comprimido para a dor. Após a historinha entram em cena os conselhos e questionamentos do “Ligado na Saúde”:

- Diariamente, passamos por situações inesperadas que nos fazem recorrer a uma solução imediata. E uma dessas é justamente o uso de medicamentos por conta própria. Mas quando devemos usar medicamentos? Será que realmente ele é a melhor solução?

Quero ser Magro (a)

“Para começar a falar do perigo do uso de medicamentos para emagrecer, primeiro, instrumentalizamos os adolescentes sobre o que é ser magro e, depois, falamos de doenças associadas a problemas de alimentação, como a bulimia, anorexia e obesidade” – explicou a coordenadora do projeto. No “Ligado na Saúde”, o jovem pode encontrar o contato de grupos de apoio a portadores dessas doenças e dos Centros de Informações sobre Medicamentos (CRIMs).

Débora ressalta que o site não fornece o nome dos medicamentos; cita apenas o princípio ativo de sua composição. Para ela, uma das partes mais difíceis do projeto foi adequar a linguagem científica ao nível de compreensão de um adolescente de 15 anos. “A editoria “Quero ser forte” segue a mesma dinâmica e aborda a questão do uso de esteróides e anabolizantes” – completou a farmacêutica.

Em uma paródia à história da Cinderela, o “Ligado na Saúde” criou o conto da Fada Magrinha para abordar a questão dos medicamentos para emagrecer. Bellanina, que estava chorando por se achar gorda, quando recebe a visita da fada, pede para trocar de corpo. A Fada Magrinha fala que dará um corpo novo, mas, como nenhuma mágica dura para sempre, Bellanina terá que tomar pílulas douradas de 8 em 8 horas. Ao lado da historinha, é possível encontrar links de vídeos para temas relacionados, como “Medicamentos para emagrecer causam insônia”, “O perigo das anfetaminas”, “Antidepressivos usados para emagrecer podem gerar dependência”, entre outros.

Blog do Ligado na Saúde

“Temos um blog para provocar a interação com o público. Convidamos os adolescentes a participar, tirando suas dúvidas e até escrevendo histórias para publicarmos no site” – explicou a professora. No blog do “Ligado na Saúde”, é possível, por exemplo, ler as “Estórias da Camila”, que, para tentar caber em um vestido que comprou para uma festa, faz dietas loucas para emagrecer que achou na Internet. 

Acesse o site e o blog do “Ligado na Saúde”. Divulgue entre os amigos. Reflita sobre suas atitudes perante o consumo de medicamentos. Participe, enviando suas dúvidas ou contando histórias fictícias ou reais que ajudem a discutir temas importantes relacionados à saúde dos adolescentes.  Em muitos casos, a informação é o melhor medicamento.

Divulgação Ligado na Saúde
LASSBio - 15 anos

CAMILA ACHA QUE ESTÁ GORDA E BUSCA NA INTERNET DIETAS MILAGROSAS

Para conhecer o “Ligado na Saúde”, acesse:
http://www.ligadonasaude.com.br


 

Divulgação Ligado na Saúde
LAASBio - 15 anos

LIGADO NA SAÚDE


 

 

LASSBio - 15 anos

 

 

 

 

 

 









LASSBio - 15 anos















 

 

 

 

 

 

 

 

LASSBio - 15 anos

 

 

Divulgação Ligado na Saúde
LAASBio - 15 anos

FADA MAGRINHA RECEITA PÍLULAS DOURADAS PARA EMAGRECER





 

 

 

 


Leia antes as NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Atenção: O Portal dos Fármacos eliminará comentários que contenham ofensa, injúria ou difamação, ou que estimulem o desobedecimento às leis e a prática de crimes.



Portal dos Fármacos - Instrumento de divulgação e popularização das ciências relacionadas aos fármacos e medicamentos .

:: Todas as Atualidades ::

Desenvolvido por: Cúpula Informática